O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Grupo a Grupo - Grupo G


Brasil
Coréia do Norte
Costa do Marfim
Portugal


Um Grupo equilibrado.


O dono do Grupo:


Brasil – Não há nada de novo que precise ser dito. Pentacampeão Mundial, único país a participar de todas as Copas, um dos dois países a chegar em sete finais, sendo três de maneira consecutiva (o outro é a Alemanha). Atual bi-campeão da Copa Améria e da Copa das Confederações. Único país a ser, até este ano pelo menos, campeão fora do próprio continente, e por conseqüência, único país a ser campeão em todos os continentes onde já se organizou Copas do Mundo. Por outro lado, o único país que já foi campeão de Copa do Mundo que não conseguiu vencer em casa, mas isso é assunto pra 2014. Não vou entrar em detalhes em relação aos jogadores até porque já dissertei bastante a respeito no primeiro post do Blog, no dia 11/05/10 (Surpresa?!?!?! Que surpresa?!?!?). Mas para resumir, tem uma defesa sólida que tem como base um dos melhores goleiros do mundo na atualidade, o meio campo é um tanto quanto truculento, mas tem algumas boas virtudes, e tem no ataque jogadores em boa fase. Deve se classificar em primeiro no grupo sem grandes problemas, a vida deve começar a complicar para a Seleção Brasileira nas quartas, quando pode vir a Holanda.
Olho nele: Kaká, há hoje certa preocupação em relação as condições dele para disputar a Copa. Fato é que Kaká já não é o queridinho da imprensa brasileira, que queria que Dunga levasse algum novo queridinho para o caso do Kaká não estar na melhor condição. Na minha opinião tem muito olho gordo em cima, torcendo pra algo dar erra só para depois dizer: “Eu falei”. Vale lembrar que em 2002 Ronaldo, o Fenômeno, era uma incógnita, pois voltava de contusão, e foi uma aposta de Luiz Felipe Scolari, o resultado foi o Penta. Dunga aposta em Kaká, no que eu acho que faz bem. Enquanto muita gente se preocupa e espera que a Copa seja de Messi ou Cristiano Ronaldo, acredito que o Kaká na dele pode se sair bem. E se a Copa tiver de ter um dono, que seja o Kaká.


Os convidados:


- Coréia do Norte – Vai para sua segunda Copa do Mundo, na primeira participação em 1966 surpreendeu ao aprontar para cima da Itália, bateu a Azzurra por 1 a 0 e acabou levando a segunda vaga do grupo e mandando a Itália pra casa. Nas quartas (não havia oitavas) enfrentou Portugal em um daqueles jogos emblemáticos em Copas do Mundo, chegou a abrir 3 a 0 antes de sofrer a Virada que culminou em 5 a 3 para os lusos com direito a 4 gols de Eusébio. Não há muito que esperar, se passar de fase será uma super zebra.
Olho nele: Hong Yong-Jo, o atacante é um dos mais rodados e experientes do time, nele se deposita boa parte da remota chance de gols da Coréia do Norte.

- Costa do Marfim – Vai para sua segunda Copa. Estreou em 2006 com grandes expectativas, pois era a atual vice-campeã africana, mas acabou caindo no tal “grupo da morte” com Argentina e Holanda e acabou ficando pela primeira fase mesmo. Na ultima Copa das Nações Africanas caiu nas quartas (não tem oitavas) perdendo para a Argélia na prorrogação. Cá entre nós a Costa do Marfim é tipo uma Argentina africana, tem jogadores excelentes, uns cara mala pra caramba, contam uma vantagem danada, mas não conseguem sequer vencer o torneio continental. É um bom time e forte e sério candidato a uma das duas vagas do grupo. Apostam no talento e no faro de gol de Didier Drogba.
Olho nele: Gervais Yao Kouassi (Gervinho), é reserva, mas é jovem e tem talento promissor, atualmente joga na França, mas o milionário futebol inglês já está de olho, uma transferência após a Copa é bem provável. É o “novo Drogba”.

- Portugal – Vai para sua quinta Copa, a terceira consecutiva. O melhor desempenho foi em 1966, quando o bom time comandado por Eusébio ficou em terceiro lugar, perdeu na semifinal para a anfitriã Inglaterra, que seria campeã, mas bateu a União Soviética na disputa pelo terceiro lugar. Em 2006 sob o comando de Luiz Felipe Scolari, ficou em quarto lugar, perdeu na semi para a França e depois para a anfitriã Alemanha na disputa pelo terceiro lugar. Perdeu a sua grande chance de conquistar um título expressivo em 2004 quando sediou a Eurocopa, e acabou perdendo a final para uma surpreendente Grécia. Na Euro 2008 após ficar em primeiro lugar em seu grupo, caiu nas quartas perdendo para a Alemanha que seria vice-campeã. Mais uma vez depositam suas esperanças em Cristiano Ronaldo, uma espécie de Ronaldinho Gaúcho português, nunca conseguiu repetir na seleção o bom desempenho nos clubes. Tem também Nani, outro que se beneficiou com a saida de Tevez e Cristiano Ronaldo do Manchester, ganhou espaço e fez uma boa temporada na Inglaterra. No meio conta com a categoria e visão de jogo de Deco. Mesmo com todo esse aparato Portugal não me preocupava muito até que um novo fator foi acrescentado, e é por isso que eu digo que fiquem de....
Olho nele: Liedson, eis aqui uma perda considerável para nós, acredito que Liedson poderia ter prestado bons serviços à Seleção Brasileira se tivesse tido oportunidade. É rápido e fazedor de gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário