O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Esta Copa não terminará em pizza...


O enredo parecia feito sob medida, e mesmo ao longo da partida o dramalhão era característico, mas desta vez não deu para a Azzurra. E, assim como ocorreu em 2002, a atual campeã cai na primeira fase, ficando em ultimo lugar em seu grupo. O jogo em si entre Eslováquia e Itália se fez marca registrada do que vem sendo esta Copa até aqui, se por vezes falta emoção proporcionada por lances geniais e de técnica apurada, sobra em força, agonia, necessidade e até desespero. Quando o Brasil caiu em 2006, continuei acompanhando a Copa por adorar, mas para efeito de torcida tive de recorrer a descendência, italiana ou portuguesa, por questão de preferência minha torcida foi para a Itália (gosto mais de massa e molho de tomate que bacalhoada), agora não tenho mais essa opção, e o hino mais “gritado” não será mais tocado nesta Copa.
O Paraguai jogou pelo necessário, e a Nova Zelândia consegue, em sua segunda Copa, o feito de ser eliminada sem perder uma partida sequer (e nem ganhar é claro).

A Holanda pode não ter sido aquela máquina que todos esperavam até aqui, mas fez o que dela se esperava, fechou a fase de grupos com 100% de aproveitamento, assim como a Argentina (Brasil e Chile podem atingir a marca também). Nesta ultima rodada coube a Holanda abraçar a viúva, Camarões se despede de maneira melancólica da Copa, a primeira seleção africana a surpreender o mundo e virar sensação em uma Copa (1990) não marcou um ponto sequer jogando em seu continente.
E no “mata-mata” pela segunda vaga do grupo, deu Japão, e de maneira brilhante. Jogou muito bem perante a Dinamarca, e nos demais jogos da fase de grupo. Entendeu bem a sua condição no grupo, e foi consciente, sabia que a estréia contra Camarões seria um jogo chave, e que jogaria a decisão contra Dinamarca. Agora junto com a Coréia vai representar o continente asiático.

Todos os campeões foram à Copa, dois estão fora. Os dois representantes asiáticos nas oitavas enfrentarão equipes sul-americanas. Entre os vencedores das ultimas 4 Copas apenas o Brasil (1994 e 2002) estará nas oitavas, a França (1998 e vice em 2006) e a Itália (2006) estão fora.
Mesmo que o Brasil não vença esta Copa será necessário pelo menos mais quatro anos para que alguma seleção nos alcance, a Itália era a única que poderia ser penta. Reinado mantido

Um comentário:

  1. A seleção italiana que por descendência é minha segunda paixão,decepcionou demais nessa copa,ao ser eliminada sem vencer nenhuma partida.
    Foi minha primeira decepção nessa copa.

    ResponderExcluir