O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


terça-feira, 11 de maio de 2010

Surpresa?!?!?! Que surpresa?!?!?


Saiu a convocação dos jogadores que irão representar o Brasil na Copa de 2010.
O Dunga ganhou pontos comigo hoje, embora não concorde como boa parte da lista.
O que importa é que o Dunga se manteve fiel à sua metodologia de trabalho. Embora tinha convicção de que ele assim o faria, confesso que cheguei a temer um pouco que ele acabasse se desvirtuando em face de forte pressão.
Não se trata de levar jogador bom ou ruim, se tem melhor ou pior do que aqueles que foram convocados, se trata de acreditar em si mesmo, e o Dunga mostrou hoje que a nossa Seleção pode de repente não ter os melhores jogadores do momento, mas tem um técnico convicto e seguro de sua proposta e metodologia de trabalho.
Não se pode culpá-lo por excluir da lista gente que a cada dois meses tem crise de personalidade, cai na bebedeira e diz querer largar a carreira, ou ainda aqueles que tiveram inúmeras chances e nunca repetiram na Seleção o desempenho que tinham nos clubes. E tão pouco se pode dizer que a ausência desses nomes foi surpresa, pra mim foi coerência. Pra dizer que não fiquei surpreso com nada, me surpreendeu a ausência do Victor (goleiro do Grêmio), que, na minha opinião, é melhor que os dois reservas presentes na lista (espero que nada aconteça ao Julio César), e também a “ressurreição” de Gilberto e Kleberson.
Alguns (muitos) “especialistas” clamavam pela convocação de Fulano, Cicrano e Beltrano, agora vamos voltar os relógios no tempo, 4 ou 5 anos, e veremos o mesmo grupo de “especialistas” defendendo de maneira voraz a titularidade de um tal “Quadrado Mágico” na Copa de 2006. O tal quadrado desempenhou muito bem na primeira fase, com 100% de aproveitamento, nas oitavas atropelou uma medíocre seleção de Gana, já nas quartas... esbarrou numa seleção de um homem só, que como seleção era tão medíocre quanto a pobre Gana, e o então “quadrado mágico” se revelou um mero truque barato. Os “especialistas” então preparam a artilharia e detonaram o tal “quadrado mágico” que antes defendiam com louvor, bem como também detonaram o técnico que acolhera a “sugestão” deles.
Caso a Seleção falhe, não faltará abutre sobre a carniça dizendo que deveria ter levado Fulano, Cicrano, Beltrano e uma ou duas aves da fauna brasileira. Mas se Dunga tivesse acolhido a “sugestão” e mesmo assim a Seleção falhasse, os tais “especialistas” seriam os primeiros a dizer que: “Fulano ainda não estava pronto”; “Beltrano não tinha experiência suficiente”; “O Galo (ou qualquer outra ave da fauna brasileira) ainda não tinha saído do ninho”... enfim.
De volta ao presente, Dunga fez bem em se manter fiel aos seus princípios e não ceder a pressão dos “especialistas”. A imprensa (de modo geral, mas neste caso tratando especificamente da esportiva) é extremamente hipócrita, e está recheada de comentaristas comissionados que promovem, muitas vezes de maneira ridícula, certos jogadores para agradar empresários, dirigentes, torcedores.... entre outros stakeholders.
Acho muito curioso não ver gente na TV defendendo a convocação de Hernanes, por exemplo, que é muito melhor que Kleberson, ou então Alex do Fenerbahce, na minha opinião o maior injustiçado do futebol moderno em termos de Copa do Mundo. Fato é que Alex, por exemplo, é o tipo de jogador que é capaz de resolver, mas não é capaz de impressionar. Ilusionismo e malabarismo enchem os olhos daqueles com baixa capacidade de discernimento e que se deixam levar facilmente pela onda dos “especialistas”. O que o povo tem que entender é que embaixadinha, colocar bola na nuca, esse tipo de coisa, uma foca bem treinada é capaz de fazer, Seleção precisa de gente que resolva.
Deixo claro mais uma vez que não concordo com boa parte da lista de Dunga, mas fico feliz por ele ter demonstrado confiar da própria metodologia e não ir na onda de outros. Ainda que fossem consultados os quase 200 milhões de brasileiros que somos, poucas seriam as vezes em que encontraríamos escalações coincidentes para a Seleção Brasileira. Tem muita gente boa pra por em campo e tem muita gente que gosta (mas nem sempre entende) de futebol querendo escalar a Seleção ao seu gosto.
É preciso ordem nas coisas, logo, é preciso escolher um técnico para que este escolha os jogadores com quem trabalhar, e não escolher um grupo de jogadores e colocar um técnico para trabalhar com eles, se assim fosse Seleção alguma precisaria de técnico. Dunga escolheu jogadores que, embora não sejam brilhantes tecnicamente ou não estejam na melhor fase, no passado, no início dos trabalhos do Dunga, chegaram a arrumar briga em seus clubes pra defender a Seleção na Copa América e até em outras partidas de menos expressão quando muitos astros deram as costas. Um grupo de sucesso se constrói com confiança.
Se o grupo convocado é bom o suficiente para vencer uma Copa do Mundo só o tempo dirá, mas é um grupo construído na base da confiança e que além de ficar em primeiro nas suas eliminatórias venceu os dois torneios oficiais que disputou, soube superar os momentos turbulentos no início dos trabalhos e das eliminatórias e mostrou poder de reação na final da Copa das confederações ao reverter um placar de 2 a 0.
Para concluir, digo, mais uma vez, que não gostei de alguns nomes da lista, mas gostei de ver muito “especialista” quebrando a cara e gosto da maneira como o Dunga lida com a hipócrita imprensa esportiva brasileira.
Vai Brasil!!!!

7 comentários:

  1. Só espero que tragam o caneco

    ResponderExcluir
  2. O Dunga não gosta de "craque".....

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vários pontos abordados no Blog; achei mto interssante!!!!
    Agora só esperamos a chegada do Hexa!!!! Acho que temos mtas chances de conquista-la com essa seleção!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse método do Dunga de não usar craques é muito interessante,mas eu acho que colocar o Ronaldinho gaúcho na frente iria impor mais respeito.
    Só esperamos que ele traga o hexa pra gente.

    ResponderExcluir
  5. Acho esse método do Dunga de não usar craques interessante,mas acho também que colocar o Ronaldinho gaúcho á frente do time iria impor mais respeito.
    Só espero que eles tragam o hexa pra gente.

    ResponderExcluir