O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


terça-feira, 22 de junho de 2010

A Tristeza por tras da alegria.


A França precisou de uma mãozinha para ir à Copa, e aparentemente foi com a consciência pesada. Além de um futebol bisonho em campo trouxe indisciplina e mau comportamento para a África do Sul. A Exemplo do que ocorreu em 2002, a França estava no grupo A e ficou em ultimo lugar, com apenas 1 ponto e menos 3 gols de saldo, pelo menos desta vez marcaram 1, o que não ocorreu naquele ano. Outra coincidência é que em 2002 o Uruguai também estava no grupo A com a França e, assim como ocorreu nesta Copa, empataram em 0 a 0.
E o que dizer do Uruguai, para aqueles que dizem que a eliminatória sul-americana é tipo “me engana que eu gosto”, ou ainda que o Brasil só esteve presente em todas as Copas porque a eliminatória é uma baba, vale lembrar que o Uruguai é, teoricamente, a pior equipe sul-americana no torneio, já que precisou da repescagem para se classificar, e mesmo assim ficou em primeiro no grupo que tinha a França, a sempre chata seleção mexicana e os donos da casa, dos quais foi o principal responsável pela eliminação na primeira fase.
E a África do Sul, pela primeira vez uma seleção anfitriã cai na primeira fase da Copa. Sinal da falta de preparo das seleções africanas para este momento, de sediar uma Copa do Mundo. Ao menos Parreira, nesta que pode ter sido sua ultima partida dirigindo uma seleção em Copas, conseguiu finalmente uma vitória no comando de uma seleção que não a brasileira. A África do Sul poderia ter se classificado, perdeu chances de gol que se convertidas cobririam o saldo necessário, mas ficou por pouco. Agora vamos ver o ânimo da torcida local para acompanhar o resto da Copa, que seleção irão “adotar”.

Azar de quem optou por assistir ao jogo entre Argentina e Grécia, o jogo entre Coréia do Sul e Nigéria foi eletrizante, um dos melhores da Copa. Foi um jogo aberto e por conta disso cheio de alternativas, falhas de marcação e chances perdidas. Entre as chances perdidas, destaque para a de Yakubu, provavelmente o gol perdido mais feito da história das Copas. Assim como a África do Sul, a Nigéria teve muitas chances de se classificar na partida de hoje, mas já fica a lição de que não adianta deixar para se dedicar na ultima instância, em Copa do Mundo tem de entra comendo a grama logo de início, trata-se de um campeonato de tiro rápido, não há tempo para recuperação.
A Coréia do Sul apresentou novamente o dinamismo tático e ofensivo que apresentou contra a Grécia e que havia desaparecido contra a Argentina. Deve fazer um bom jogo contra o Uruguai nas quartas.
A Grécia ao que tudo indica durante muito tempo terá apenas a Eurocopa de 2004 para se gabar.
A Argentina fez o que se esperava dela, tem seus méritos por isso, já que muita seleção não está cumprindo com a “obrigação”.

De seis seleções africanas três já estão eliminadas, amanhã Gana e Argélia decidirão seus destinos.
Todos os campeões mundiais foram à Copa 2010, um já está voltando para casa.
Nos dois grupos que se decidirão amanhã todas as seleções vão a campo com chances de classificação e dependendo apenas de si mesmas, promessa de bons jogos amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário