O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


sábado, 5 de junho de 2010

Grupo a Grupo - Grupo F


Itália
Paraguai
Nova Zelândia
Eslováquia

Um grupo aparentemente tranqüilo, com os dois classificados à próxima fase pré-definidos.

O dono do Grupo:
Itália – Embora provavelmente a Itália não encontre problemas para se classificar para a fase seguinte, a Azzurra tem nesta Copa a ingrata missão de defender o título mundial. Apenas duas vezes na história duas Copas seguidas foram vencidas pela mesma seleção, a própria Itália em 34 e 38, e o Brasil em 58 e 62. O que torna a missão da seleção italiana ainda mais complicada é o atual momento de seu futebol que não promove novidades. A Inter de Milão, que ganhou o campeonato italiano nas ultimas cinco temporadas, não apresenta um italiano sequer em seu time titular. Já o rival Milan, é a cara da seleção Italiana, apresenta o processo de renovação sempre muito lento, tanto o Milan, quanto a seleção italiana são carentes de novos talentos e extremamente dependentes de jogadores mais experientes. Em Copas a Itália por vezes se complica na fase de grupos e surpreende na fase de mata mata, foi assim por exemplo em 94, chegou a final após ter ficado em terceiro lugar em seu grupo e se classificado pelo índice técnico. No filme oficial da Copa de 94 um torcedor italiano diz que a Itália precisa ser provocada, aparentemente é verdade. Em 2006, já com um time “bem experiente” foi para a Copa em meio uma crise sem precedentes em seu campeonato nacional ocasionada por uma série de casos de corrupção e manipulação de resultados, e conseguiu o tetra campeonato mundial. O tetra italiano era esperado em 1990, quando o país foi sede, mas o sonho parou nas mãos de Sergio Goycochea, goleiro da Argentina que pegou dois pênaltis na semifinal disputada entre as seleções, a Itália acabou ficando com o terceiro lugar. Enfim, o tetra acabou chegando em 2006 em um jogo horroroso contra a França na final. A melhor atuação dos italianos naquela Copa foi na semifinal contra os donos da casa, a Alemanha, que acabou em terceiro. Na ultima Euro caiu perante a campeã Espanha nas oitavas, em disputa de pênaltis. Extremamente dependente da consistência de seu sistema defensivo, principalmente do ótimo goleiro Gianluigi Buffon.
Olho nele: Cláudio Marchisio, a única cara nova, literalmente falando, é um meia habilidoso mas que não vem de uma temporada muito feliz em seu clube, a Juventus, que cá entre nós, de maneira geral foi um desastre.

Os convidados:

- Paraguai – Vai para sua oitava Copa do Mundo, buscando pela primeira vez passar das oitavas. Em 2006 caiu logo na primeira fase. Fez uma campanha surpreendente nas eliminatórias, liderou por um bom tempo, mas acabou caindo para a terceira posição nas ultimas rodadas. A melhor atuação em Copas foi nas oitavas de 98, na França, quando quase aprontou para cima dos donos da casa. Perdeu seu principal jogador, Salvador Cabañas Ortega, que poucos meses antes da Copa levou um tiro na cabeça em uma briga de bar. Na ultima Copa América (200) caíram nas oitavas, tomando uma sacolada de 6 a 0 do México.


Olho nele: Nelson Valdez, o rápido e goleador atacante do Borrussia Dortmund é a esperança de gols dos paraguaios.



- Nova Zelândia – Não há muito o que dizer já que a seleção vai para a sua segunda Copa, e nem muito o que esperar também. Em 1982 ficou em ultimo lugar no grupo do Brasil, perdeu os três jogos, mas conseguiu fazer dois gols na Escócia. A penúltima do grupo. Forte candidata ao 32º lugar na classificação na Copa.
Olho nele: Chris Wood, é uma jovem promessa, faz seus gols e para os padrões locais pode-se dizer que é craque de bola.



- Eslováquia – De certa forma uma nação ainda jovem, que não a muito se tornou independente. Somente em 2004 foi admitida na união européia. Ainda não participou de Eurocopa, e vai estrear na Copa sem grandes expectativas, embora tenha ficado em primeiro em seu grupo que tinha a Polônia.
Olho nele: Marek Hamsik, meia do Napoli tem habilidade e visão de jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário