O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


domingo, 6 de junho de 2010

Os "Trintões" da Copa

Muito se espera de jovens talentos nessa Copa. Entre gente que vai estrear em Copas e gente que já compareceu em 2006, mas ainda está na faixa dos 20 e pouco, temos: Giovani dos Santos e Carlos Vela no México; Luis Suarez do Uruguai; Sergio Agüero, Lionel Messi Angel Di Maria, e Carlos Tevez na Argentina; Victor Obinna e Obafemi Martins da Nigéria; Wayne Rooney da Inglaterra; Jozy Altimore dos Estados Unidos; Lukas Podolski e Mario Gómez da Alemanha; Kwadwo Asamoah e Dominic Adiyiah de Gana; Wesley Sneijder, Arjen Robben e Eljero Elia da Holanda; Nicklas Bendtner da Dinamarca; Edgar Benitez do Paraguai; Robinho e Nilmar no Brasil; Gervinho e Salomon Kalou na Costa do Marfim; Nani e Cristiano Ronaldo de Portugal; Cesc Fabregas, Andrés Iniesta, David Silva e Fernando Torres na Espanha; Eren Derdiyok da Suíça; Jorge Valdivia, Mark Gonzáles e Jean Beausejour do Chile. Isso só para citar alguns nomes mais conhecidos.
Mas o fato é que não só de juventude se faz uma Copa do Mundo. Muitas equipes apostam e confiam em jogadores mais experientes para apresentar um bom desempenho na Copa do Mundo. Vamos ver alguns dos “trintões” que estarão na África do Sul.
No Grupo A: a dona da casa aposta na sua experiente dupla de zaga formada por Mattew Booth (33) e Aaron Makoena (30) para segurar os ataques adversários; o México ainda aposta no toque de bola refinado de Cuauhtemoc Blanco (37); enquanto o Uruguai espera pelos gols de Diego Forlan (31), Sebastian “Loco” Abreu (34) é opção; e a França vem com Sidney Govou (31), Nicolas Anelka (31) e Thierry Henry (33).
No Grupo B: sem Riquelme a regência do meio campo da Argentina fica com Juan Sebastian Veron (35) e lá na frente tem como opção Diego Milito (31); Joseph Yobo (30) tem a chave do cadeado na defesa da Nigéria que ainda conta com Nwankwo Kanu (34), aquele mesmo; Lee Woon Jae guardará as redes da Coréia do Sul; Georgios Karagounis (33) e Angelos Charisteas (30) comandam a seleção grega.
No Grupo C: Frank Lampard (32) e Steven Gerrard (30) comandam o meio campo da Inglaterra, já a defesa conta com o pulador de cerca John Terry (30); Tim Howard (31) e Carlos Bocanegra (31) são a base da defesa norte-americana; Milivoje Novakovic (31) é a esperança de gols da Eslovênia.
No Grupo D: Miroslav Klose (32) mostra o caminho do gol para a Alemanha; Tim Cahill (31) dá o toque refinado no meio campo da Austrália; Dejan Stankovic (32) vai para sua terceira Copa pelo terceiro país “diferente” (Iugoslávia em 98; Sérvia e Montenegro em 2006 e Sérvia agora em 2010); Richard Kingson (32) guardará as redes de Gana.
No Grupo E: Enquanto Giovanni Van Bronckhorst (35) e André Ooijer (36) compõem a defesa, Dirk Kuyt (30) ainda é boa opção no ataque da Holanda; A Dinamarca buscará seus gols passando por Martin Jorgensen (35) no meio para Jon Dahl Tomasson (34) no ataque; Kengo (30) e Shunsuke Nakamura (32) vão a mais uma Copa pelo Japão; enquanto Rigobert Song (34) faz cara feia na defesa, o quase trintão Samuel Eto’o (29) buscará os gols para Camarões.
No Grupo F: como já comentado do problema de renovação da Itália que vai cheia de trintões para Copa, desde da defesa com Gianluigi Buffon (32), Fábio Cannavaro (37), Fabio Grosso (33) e Gianluca Zambrota (33), passando pelo mei campo com Gennaro Gattuso (32), Andréa Pirlo (31 – pode ficar de fora por contusão) e Mauro Camoranesi (34), até chegar no ataque com Antonio di Natale (33) e Vicenzo Iaquinta (31); o Paraguai se defenderá com Justo Villar (33), Julio César Cáceres (31), Dario Veron (31), Cláudio Morel Rodriguez (32) e Enrique Vera (31).
No Grupo G: uma das defesas apontadas como mais consistentes na Copa é composta por Julio César (31), Lucio (32), Juan (31) e fechando pelo meio Gilberto Silva (34), no ataque a esperança é o quase trintão Luis Fabiano (29 – 30 no final do ano); apesar de boas caras novas a grande esperança da Costa do Marfim é Didier Drogba (32 – pode ficar fora por lesão); enquanto Ricardo Carvalho (32) cuidará da defesa, os “brasileiros” Deco e Liedson (ambos completarão 33 ainda este ano) traçarão a rota do gol para Portugal.
No Grupo H: A Espanha terá na defesa a experiência e a qualidade de Carles Puyol e Joan Capdevila, no meio Xavi Hernandez (30) será o responsável por municiar o ataque; a esperança de gols da Suíça é dupla de ataque Alexander Frei (31) e Blaise Nkufo (35); Carlos Pavon (37) e David Suazo (31) sustentam a remota chance de gols de Honduras.

Trintões que ficarão de fora da Copa: Benni McCarthy (33) foi cortado da seleção da África do Sul por Carlos Alberto Parreira por estar fora da condição física ideal; na Argentina Diego Armando Maradona abriu mão da experiência e segurança de Javier Zanetti (37) e Eseban Cambiasso (30); David Backham (35) se contundiu meses antes da Copa, já a referência da defesa, Rio Ferdinand (32) se contundiu recentemente e também está fora; Michael Ballack (34) foi vitimado nas partidas decisivas da temporada européia e desfalcará a Alemanha; uma briga de bar tirou Salvador Cabañas (30) da Copa, para desespero dos Paraguaios; Dunga optou por deixar de fora Ronaldinho Gaúcho (30) (graças a Deus) e finalmente a Espanha resolveu esquecer Raul Gonzáles Blanco (33),

Bem, olho nos “trintões” na Copa.
E só de pensar que na próxima Copa eu serei um “trintão”.

Um comentário: