O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Á América do Sul mostra os dentes!!!


Todos os Campeões foram para Copa, dois deles já voltaram para casa.
Como já comentado anteriormente (Entre umas e outras) desde de 62 que sul-americanos e europeus se alternam na conquista da Copa, a ultima Copa foi vencida pela européia Itália, logo, seguindo a “lógica” este anos a Copa vai para a América do Sul, e o fato é que a América do Sul mostra os dentes para a Europa.
As cinco representantes do nosso continente avançaram às oitavas, e apenas o Chile não ficou em primeiro lugar em seu grupo, mas chegou perto. Uruguai e Paraguai ainda despacharam, respectivamente, as campeãs européias França e Itália. Se considerarmos ainda as demais Américas, temos ainda Estados Unidos e México nas oitavas, apenas Honduras ficou de fora, mas não se esperava nada diferente neste caso. Em função dos cruzamentos obrigatoriamente duas americanas voltaram para casa após as oitavas, Argentina enfrenta o México e o Brasil pega o Chile, dois grandes jogos. Das treze seleções européias seis sobreviveram, e se enfrentarão, logo, teremos com certeza três seleções européias nas quartas.
A Oceania se beneficiou do fato de disputar as eliminatórias com a Ásia, e suas duas representantes voltam para casa após “surpreenderem” ao conquistar o terceiro lugar em seus grupos, que tinham nomes de peso no futebol.
A Ásia também teve um bom aproveitamento, das três representantes apenas a Coréia do Norte ficou pela fase de grupos.
Já em relação a África, o que dizer? De seis representantes apenas uma chega as oitavas, Gana repete o feito da Nigéria e se classifica para as oitavas em duas Copas seguidas. Como foi comentado anteriormente (Surpresa da casa?!?!?!) o continente africano apresenta uma surpresa em cada Copa desde Camarões em 1990, virou uma tradição, mas aparentemente as equipes não se prepararam devidamente para este momento em que a Copa do Mundo chegou à África, não digo que era para alguma seleção africana ganhar o título, mas esperava ver mais representantes do continente entre as 16 melhores seleções do mundo. Bem, Gana enfrenta os EUA, e quem sair daí pega o vencedor de Uruguai e Coréia do Sul nas quartas, são equipes niveladas, e com isso Gana tem chances de chegar ao menos à semifinal e salvar a honra de seu continente. Lembrando que o pinto alto do futebol africano foi chegar às quartas em 90 com Camarões e com Senegal em 2002. Os ganeses ficaram pelas quartas mesmo em 2006, vamos ver até onde eles vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário