O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Grupo a Grupo - Grupo E


Holanda
Dinamarca
Japão
Camarões


Um grupo complicado.


O dono do Grupo:
Holanda – A vaca holandesa enche o balde depois chuta. Responsável por uma revolução na maneira de se jogar futebol em 1974, constantemente enche os olhos com seu futebol, mas não consegue converter o talento de seus bons jogadores em títulos. Em Copas do Mundo tem dois vice-campeonatos conquistados de maneira consecutiva, em 74 e 78. Nos anos 80 não conseguiu se quer se classificar para as Copas de 82 e 86, mas já no final da década mostrava sinais de recuperação quando em 88 conquistou seu único título da Eurocopa. Porém na Copa de 90 o que poderia ser uma campanha promissora caiu por terra, com três empates na primeira fase conseguiu se classificar por índice técnico para as oitavas, onde acabou eliminada pela Alemanha. Em 94 e 98 a “Laranja Mecânica” foi eliminada pelo Brasil nas quartas e na semi respectivamente (Brasil e Holando podem se enfrentar novamente nas quartas nesta Copa). Em 2002 outro fiasco gigantesco ao não se classificar para o mundial. Em 2006 Ficou em segundo lugar em seu grupo, que teve a Argentina em primeiro, e acabou eliminada nas oitavas por Portugal. Nas ultimas cinco edições da Eurocopa foram três semifinais e duas quartas de final, na ultima atropelou todo mundo em seu grupo, no qual tinha a atual campeã do mundo, Itália, mas perdeu de maneira inacreditável para a Rússia nas quartas. Arjen Robben é habilidoso e finaliza bem, tem potencial para ser um dos grandes nomes da Copa, resta saber se ele e cia vão fugir da tradição holandesa e converter todo o talento em título. A Holanda sempre se mostra muito eficiente, mas pouco eficaz.
Olho nele: Wesley Sneijder, vem de ótima temporada, um dos principais responsáveis pela tríplice coroa da Inter de Milão.


Os convidados:


- Dinamarca – Em sua primeira Copa em 1986 ganhou o apelido de “Dinamáquina”, após vencer todos seus adversários na fase de Grupos, entre eles a Alemanha, com direito a uma goleada de 6 a 1 pra cima do Uruguai, mas nas oitavas perdeu para a Espanha por surpreendentes 5 a 1. Embora não tenha ido às Copas de 90 e 94, a Dinamarca teve uma década produtiva, venceu a Eurocopa de 1992 e a Copa das Confederações de 1995, vencendo nas finais Alemanha e Argentina respectivamente. Em 1998 foi para a sua segunda Copa, ficou em segundo no grupo da campeã França, atropelou a Nigéria por 4 a 1 nas oitavas, mas perdeu para o Brasil nas quartas. Em 2002 novamente esteve no grupo da França, mas desta vez ficou em primeiro, a França nem se quer se classificou, os dinamarqueses escaparam de enfrentar novamente o Brasil nas quartas já que foram eliminados pela Inglaterra nas oitavas. Em 2006 não participaram.
Olho nele: Nicklas Bendtner, não tem lá muita habilidade, mas é aquele tipo de atacante que sempre está no lugar certo, na hora certa. A bola bate nele e vai pra rede.

- Japão – Vai para sua quarta Copa do Mundo, desde que começou a freqüentar os álbuns de figurinhas das Copas em 1998 o Jão tem comparecido em todas as edições, mas sem grandes feitos. A melhor participação foi em 2002 quando foi uma das sedes, ficou em primeiro no seu Grupo, mas caiu perante a Turquia nas oitavas. Turquia aliás, que mais tarde venceria a outra anfitriã, Coréia do Sul, na disputa pelo terceiro lugar. Em 2006 o Japão do técnico Zico foi saco de pancadas no grupo do Brasil. Já esteve em melhor condição para surpreender, em 2010 são grandes as chances de amargar novamente o ultimo lugar do grupo. Como de costume terá um brasileiro naturalizado na equipe, Wagner Lopes em 98, Alex Santos em 2002 e 2006 e a bola da vez é Marco Túlio Tanaka.
Olho nele: Nakamura, é o mais habilidoso do time, teve passagens discretas na Europa.


- Camarões – Participou pela primeira vez em 82, não compareceu em 86 e em 1990 deu origem à tradição da “Surpresa Africana” em Copas do Mundo, mas depois disso teve atuações discretas, em 2006 nem compareceu. Na ultima Copa das Nações Africanas ficou em segundo lugar no grupo vencido pela Zâmbia (vixe), acabou perdendo nas quartas (não tem oitavas) para o campeão, Egito.
Olho nele: Samuel Eto’o, longe de sua melhor forma no Inter de Milão, o atacante tem o faro do gol, e cá entre nós não tem mais de quem esperar alguma coisa no time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário