O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Grupo a Grupo - Grupo H


Espanha
Suíça
Honduras
Chile

Sem problemas para a cabeça de chave. Daqui sai o adversário do Brasil nas oitavas.

O dono do Grupo:

Espanha – Assim como a Holanda, a Espanha por vezes aparece com times muito bons. Atropelam que aparece no caminho na fase de grupos, mas na hora do vamos ver. É bem verdade que em 2008 venceu a Eurocopa pela segunda vez (a primeira havia sido em 64), mas em 2009 na Copa das Confederações mostrou ainda ter aquele probleminha em fases de mata mata. Perdeu na semi final para os Estados Unidos. Em 1950 conseguiu sua melhor colocação, quarto lugar, mas o método de disputa era diferente, nunca se classificou para as semifinais. Quando foi sede em 82 a Espanha caiu na segunda fase. Vai para sua 13ª Copa com a velha expectativa de que “é a hora da Espanha”. Na ultima Copa foi eliminada pela França nas oitavas, em 2002 perdeu nas quartas para uma das anfitriãs, a Coréia do Sul. Em 1998 um fiasco total, caiu na fase de grupos ficando em terceiro lugar no grupo onde se classificaram Nigéria e Paraguai. Em 1994 a boa seleção que tinha Luis Henrique, Hierro, Quardiola, Ferrer e Zubizarreta caiu nas quartas perdendo para a Itália, de quem se vingou nas quartas da Euro 2008. A Espanha tem por mérito ser um dos mais importantes pólos do futebol mundial, e mantém sua base da seleção jogando em casa. Sobraram nas eliminatórias, mas ainda tem sérios problemas na hora do vamos ver.
Olho nele: Xavi Hernandez, terceiro melhor do mundo segundo a Fifa, assim como no Barcelona o meia é o mais importante elo de ligação defesa-ataque. Marcá-lo bem é o primeiro e principal (se não for o único) dever de quem pretende vencer a Espanha.


Os convidados:

- Suíça –Vai para sua oitava Copa, a melhor colocação foi um 6º lugar em 1950. Foi sede da Copa de 54, mas caiu logo nas quartas (não havia oitavas) perdendo para a Áustria. E em parceria com a Áustria sediou a Euro 2008, nenhuma das duas passou da primeira fase. É a atual campeã sub-17 (o Brasil de Neymar não passou nem da fase de grupos), mas não há motivos para se esperar algo da seleção principal.
Olho nele: Alexander Fei, o atacante experiente esteve em 2006 e é o capitão da equipe. Um dos principais marcadores nas eliminatórias.


- Honduras – Vai para sua segunda Copa. Estreou em 1982 conseguiu dois empates e saiu logo na primeira fase. O grande momento do futebol hondurenho foi na Copa América de 2001 quando eliminou o Brasil nas quartas (vixe), perdeu para a Colômbia (que seria campeã) na semifinal e venceu o Uruguai nos pênaltis na disputa do terceiro lugar. Honduras participou no lugar da Argentina que não compareceu ao torneio porque foi realizado na Colômbia, que passava por uma guerra civil.
Olho nele: Wilson Palácios, volante com visão de jogo e boa saída de bola. Faz seus gols de vez em quando.


- Chile – Vai para sua oitava Copa. Aparece em Copas uma vez por década. A ultima vez foi em 98, e antes disso em 82. A melhor colocação foi em 1962, quando foi sede. Perdeu para o Brasil (campeão) na semi e venceu a então Iugoslávia na disputa pelo terceiro lugar. Em 98 mesmo com a boa dupla de ataque formada por Ivan Zamorano e Marcelo Salas não passou das oitavas quando perdeu novamente para o Brasil. Na ultima Copa América caiu nas quartas (não tem oitavas) ao ser atropelada pelo Brasil por 6 a 1 (freguês de carteirinha essa também hein...). Tem boas chances de ser a adversária do Brasil nas oitavas.
Olho nele: Humberto Suazo, artilheiro das eliminatórias sul-americanas para a Copa 2010, conhece o caminho do gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário