O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Entre umas e outras

A Copa será disputada pela primeira vez no Continente Africano. Até hoje foram dez Copas disputadas na Europa, sete Copas disputadas nas Américas e uma Copa disputada na Ásia.
Em seis oportunidades o anfitrião venceu o torneio, a ultima vez que isso aconteceu foi na França em 98, e antes disso na Argentina em 1978. México, Alemanha, Itália e França já sediaram a Copa em duas oportunidades, sendo que o México nunca venceu, os demais venceram em uma das oportunidades em que foram sede.
O Brasil é o único país a conquistar a Copa fora do próprio continente, e o único a conquistar em todos os continentes nos quais já se disputou Copa do Mundo. O Brasil também é o único país que já foi campeão mundial que não conseguiu vencer a Copa disputa em casa.
Desde 1962 quando o Brasil foi campeão no Chile, seleções da América do Sul e Europa se alternam na conquista da Copa (Na ultima, a Campeã foi a européia Itália, então....)
Em três oportunidades a final da Copa teve um placar com três gols de diferença, o Brasil estava em campo nas três ocasiões, ganhou da Suécia por 5 a 2 em 58, da Itália por 4 a 1 em 70 e perdeu para a França por 3 a 0 em 98.
Desde 1991 a Fifa elege anualmente o Melhor Jogador do Mundo, nunca a seleção que foi para a Copa com o “Melhor do Mundo” conseguiu ser campeã. Quem vai para esta Copa como o Melhor do Mundo é Leonel Messi da Argentina. No ano da Copa tradicionalmente o prêmio vai para um jogador de destaque da seleção campeã. Em 2006 a falta de brilhantismo no meio campo e no ataque da seleção Italiana (campeã da Copa) fez com que pela primeira vez um jogador de defesa fosse eleito o melhor do mundo, o zagueiro Fábio Cannavaro.
O Uruguai foi o primeiro país a ser campeão. A Itália foi a a primeira a ser bi. O Brasil foi o primeiro a ser Tri, Tetra e Penta, e é o único que pode ser Hexa nesta Copa. A Itália foi a segunda a ser tri e tetra, e é a única seleção que pode ser Penta e alcançar o Brasil.

Bem, a Copa vai começar e já teremos jogos bons na primeira rodada. Sábado tem Argentina e Nigéria pelo grupo B, e pelo Grupo C Inglaterra e Estados Unidos devem decidir o primeiro lugar do grupo. Na segunda de manhã tem Holanda e Dinamarca pelo grupo E, e pelo grupo F Itália e Paraguai devem decidir o primeiro lugar grupo. Na terça-feira Costa do Marfim e Portugal devem fazer um jogo que pode decidir o futuro de ambas, e fechando a primeira rodada na quarta tem Espanha e Suíça.

E na terça-feira começa mais uma jornada, 180 milhões em busca do hexa. O colorido verde e amarelo vai tomar as ruas ao som de cornetas e apitos. Todas as torcidas se convertem em uma. O país pára e seja no bar, no escritório, em casa, com amigos, colegas ou estranhos, nós vamos juntos. Assim como muitos eu não concordo com alguns nomes que estarão nos representando, minha seleção teria outras caras, mas infelizmente não sou o técnico da Seleção Brasileira, e mesmo que fosse eu (nem qualquer outro) não seria capaz de agradar a todos. Não é hora de lamentar pelos que não foram e sim torcer pelos que lá estão. Eu não torço por esse ou por aquele jogador, eu torço pro Brasil.
Vai Brasil!!!

Um comentário:

  1. O lance mais legal das Copas é que as rivalidades entre corintianos,palmeirenses e sãopaulinos dá uma trégua,somos todos brasileiros,uma só camisa,uma só bandeira e um só coração verde e amarelo!
    Vai Brasil!!!

    ResponderExcluir