O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Você de novo?!?!?!?

Nesta Copa teremos, ou poderemos ter, a reedição de alguns confrontos interessantes, vamos comentar alguns.

No Grupo A, nada de muito especial, México e França estiveram no mesmo grupo também em 1966, empataram em 1 a 1 e morreram abraçados, nenhum dos dois passou de fase. Caso surpreenda, o Uruguai pode ser adversário do Brasil numa eventual semifinal, esse encontro ocorreu na semi de 70 quando batemos o Uruguai por 3 a 1, também encontramos o Uruguai em 1950, mas não queremos falar sobre isso.
Em 1994 Argentina e Nigéria também dividiram grupo, embora no confronto direto tenha dado Argentina por 2 a 1, a Nigéria ficou em primeiro lugar no grupo e se classificou direto para a fase seguinte, a Argentina por sua vez ficou em terceiro e se classificou pelo índice técnico.
Outro reencontro na fase de grupos será entre Estados Unidos e Inglaterra, em 1950 os EUA ficaram em ultimo lugar no Grupo 2, perderam dois jogos e ganharam uma única partida, justamente da Inglaterra, por 1 a 0.
No grupo D a Alemanha irá rever a Austrália. Na fase de grupo em 1974 a Austrália perdeu para as duas Alemanhas e ficou em ultimo lugar no grupo.
Em 1950 em jogo válido pelo Grupo 3, a então bi-campeã Itália bateu o Paraguai por 2 a 0, de nada adiantou, ambas ficaram pela primeira fase mesmo.
Grupo G, em 1966 o Brasil, bi-campeão, estava no Grupo 3 juntamente com Portugal, e se enfrentaram em jogo válido pela terceira rodada, Pelé havia se contundido na estréia contra a Bulgária e fora poupado na segunda rodada na derrota para a Hungria, mesmo contundido Pelé foi a campo contra Portugal, mas pouco pode fazer. Portugal ganhou por 3 a 1, com direito a dois gols de Eusébio (o Pelé português). Portugal se classificou em primeiro no grupo com sobras, e o Brasil voltou para casa. Naquele mesmo ano Portugal acabou enfrentando a Coréia do Norte nas quartas (não havia oitavas de final), em uma partida emblemática, a Coréia chegou a abrir 3 a 0 para cima dos lusos, mas Portugal acabou virando para 5 a 3, com direito a 4 gols do português de Moçambique, Euzébio (o Pelé português).
Grupo H, também em 1966 a Espanha encontrou a Suíça no Grupo 2, a vitória dos espanhóis por 2 a 1 de nada adiantou, ambas as seleções caíram na primeira fase. A Suíça voltaria a ter a Espanha em seu caminho nas oitavas da Copa de 1994, e acabaria sucumbindo perante o bom time espanhol de Luís Henrique, Hierro e companhia. Em 1950 pelo Grupo 2 a Espanha bateu o Chile por 2 a 0. Já no Grupo 2 da Copa de 62 o Chile bateu a Suíça por 3 a 1.
Na fase de mata-mata uma combinação de resultados pode colocar muitos conhecidos no caminho do Brasil, nas oitavas podemos ter Chile (vencemos nas semi de 62 e nas oitavas de 98) ou Suíça (empatamos na fase de grupo em 1950), nas quartas pode vir Holanda (em 74 perdemos na segunda fase, em 94 ganhamos nas quartas, e em 98 ganhamos na decisão por pênaltis na semifinal), na semifinal podemos encontrar nosso amuleto, a Inglaterra, e a final pode ser novamente contra a Alemanha.
Um infortúnio de um ou de outro pode ocasionar logo nas oitavas o encontro de Holanda e Itália, em 78 deu Holanda na segunda rodada por 2 a 0. Outro infortúnio pode ocasionar já nas oitavas Alemanha e Inglaterra (Na polêmica final de 66 deu Inglaterra, em 70 nas quartas novamente foi necessária a prorrogação, mas desta vez deu Alemanha, empate na segunda rodada em 82 e finalmente vitória da Alemanha nos pênaltis em 1990). O mais provável é que nas oitavas a Alemanha reencontre os EUA (deu Alemanha na fase de Grupos em 1998 e nas quartas de 2002). Uma outra hipótese para as oitavas é Argentina e França (deu Argentina na fase de grupos de 30 e 78).
Nas quartas podemos ter novamente Argentina e Alemanha (nas quartas de 2006 deu Alemanha nos pênaltis em uma das melhores partidas daquela Copa, fora isso a Argentina perdeu para a Alemanha Ocidental na fase de Grupos de 58, empate em 66 também na fase de grupos, depois protagonizaram duas finais seguidas em 86 e 90 com um título para cada uma). Também nas quartas a Espanha pode encontrar a Dinamarca (em 86, nas oitavas, deu Espanha pó 5 a 1). A Inglaterra pode pegar o México (em 66, na fase de grupos, deu Inglaterra por 2 a 0). O adversário da Inglaterra pode também ser a França (na fase de grupos deu Inglaterra em 66 e 82). Ou a França pode enfrentar a Alemanha (em 58 deu França na disputa pelo terceiro lugar, em 82 a semifinal foi para os pênaltis e deu Alemanha, novamente em 86 deu Alemanha na semi). Brasil e Itália é uma possibilidade (o confronto dispensa comentários)
Nas semifinais podemos ter Espanha e França (em 2006 deu França nas oitavas). Ou a Espanha pode pegar a Alemanha (sempre em fases iniciais, deu Alemanha em 66 e 82 e empate em 94). Inglaterra e Holanda é uma possibilidade (empate na fase de grupos em 90). Outra possibilidade para a Inglaterra é ter de enfrentar a Itália (na disputa de terceiro lugar em 90 deu Azzurra).
Nas Finais e disputas de terceiro lugar podemos ter combinações ácidas como Brasil e Argentina, Itália e França, Brasil e França, entre outros reencontros.
O importante é, entre encontros, reencontros e desencontros essa Copa promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário