O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


sábado, 22 de maio de 2010

Surpresa da casa?!?!?!


Virou quase que um protocolo em termos de Copa do Mundo aparecer alguma “Surpresa Africana”.
Tornou-se tradição em Copas do Mundo uma equipe africana aprontando pra cima de alguma grande favorita.
Pode se dizer que a tradição começou em 1990, quando Camarões de Roger Milla ficou em primeiro em seu grupo, no qual tinha a atual campeã Argentina, que ficou em terceiro no Grupo (Nessa época havia apenas 6 grupos na Copa, e os melhores terceiros colocados também se classificavam). O curioso é que Camarões ficaram em primeiro mesmo com saldo negativo de gols, isso porque perderam de 4 a 0 para a União Soviética, que foi a ultima colocada do grupo vencendo apenas aquela partida, o futebol e suas ironias. Os camaroneses passaram ainda pela Colômbia nas oitavas antes de serem eliminados pela Inglaterra, na prorrogação, nas quartas de final.
Em 1994 todos esperavam que novamente Camarões surpreendesse na Copa, porém eles novamente ficaram com saldo negativo, só que dessa vez foram 8 gols, e com isso ficaram em últimos no grupo do qual saiu o campeão, Brasil. Curioso é que a União Soviética, no grupo dos camaroneses em 1990, deu lugar a Rússia no grupo de 94, e novamente Camarões tomou uma sacolada, 6 a 1. Enfim, quem bagunçou o coreto dessa vez foi a Nigéria, que ficou em primeiro no grupo que tinha a Argentina, que ficou em terceiro de novo. E novamente a “surpresa africana” foi eliminada por uma européia na prorrogação, a Itália, que seria vice-campeã, botou a Nigéria pra correr logo nas oitavas.
Em 1998, Camarões novamente desapontou "ostentando" o ultimo lugar em seu grupo, e coube mais uma vez a Nigéria “surpreender”. A Copa agora tinha 8 grupos, e no Grupo D a Nigéria ficou em primeiro com o Paraguai em segundo, mandando Espanha e Bulgária pra casa. Novamente a Nigéria caiu nas oitavas, desta vez foi atropelada pela “Dinamáquina”, 4 a 1. A anfitriã de 2010, África do Sul, estreou em Copas e conseguiu dois empates, e só. Tunísia, Marrocos (no grupo do Brasil) também foram a Copa, mas não fizeram nada de especial.
Em 2002 a Nigéria desapontou e ficou em ultimo no Grupo F, voltando pra casa mais cedo juntamente com a Argentina (hahahaha, desculpa não deu pra evitar), Suécia e Inglaterra se classificaram neste Grupo. Camarões mais uma vez compareceu, mas novamente sem brilho. África do Sul venceu sua primeira partida em Copas do Mundo, 1 a 0 pra cima da Eslovênia. A Tunísia novamente apareceu para dizer um “oi”. Mas o título de “surpresa africana” em 2002 ficou com Senegal, estreando em Copa do Mundo. E em sua primeira partida em Copas do Mundo eles derrotaram a França (hahahahahaha, não deu pra evitar de novo), acabaram em segundo no grupo A. Os senegaleses passaram pela Suécia na oitavas e, assim como os camaroneses em 90, caíram nas quartas perdendo na prorrogação, o algoz dos senegaleses foi a Turquia, segunda colocada no grupo do Brasil. Após eliminar Senegal a Turquia seria eliminada na semi-final ao perder para o Brasil pela segunda vez naquela Copa, depois levaram o terceiro lugar ao derrotar a Coréia do Sul.
Em 2006 das 5 seleções africanas participantes 4 eram estreantes, a veterana era a Tunísia que mais uma vez foi dizer o seu “oi”. Angola e Togo estrearam sem fazer nada de muito especial. O que se esperava é que a Costa do Marfim fosse a “surpresa africana” depois da boa campanha na Copa das Nações Africanas que aconteceu no mesmo ano alguns meses antes da Copa, porém a surpresa foi que a surpresa acabou não acontecendo. E dessa forma tivemos uma “surpresa africana” mais modesta. A outra estreante Gana, se classificou em segundo num grupo que fora a Itália (que seria campeã) não tinha nada de mais, acabou caindo nas oitavas, sendo eliminada pelo Brasil (assisti esse jogo num bar com o pessoal do escritório no qual trabalhava na época).
Bem, “surpresa africana” virou uma tradição em Copas, porém neste ano em que o continente africano pela primeira vez irá sediar uma Copa do Mundo, ninguém espera muita coisa das equipes africanas, pelo menos não a ponto de surpreender numa disputa de título. A quem diga que as seleções africanas não se prepararam como deveriam para este momento.
A atual tri-campeã da Copa das Nações Africanas, o Egito, não estará na Copa, aliás não aparece desde 1990 quando caiu logo na primeira fase.
As seleções africanas presentes na Copa de 2010 vem com alguns bons valores individuais, que fazem, ou já fizeram, bonito em ligas importantes da Europa, como por exemplo: Steven Pienaar da África do Sul, Victor Obinna e Obafemi Martins da Nigéria, Karim Matmour da Argélia, Michael Essien e Sulley Muntari de Gana e Gervinho, Salomon Kalou e Didier Drogba da Costa do Marfim. Resta saber se estes talentos individuais são o suficiente para ocasionar uma “surpresa da casa”.
É esperar pra ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário