O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Jogos que me lembro - Brasil x Argentina (1990)


Nasci durante a Copa de 82, em 84 com apenas 4 anos no máximo sabia gritar “gol”!!!
Já em 1990 já freqüentava estádios acompanhado do pai, e já era um praticante do esporte por assim dizer.
O ano de 1990 como se sabe foi ano de Copa, Fausto Silva era repórter de campo na época. Como telespectador não foi essa a Copa que me chamou a atenção, não gostava de acompanhar o futebol como gosto hoje, preferia praticar, tanto é que enquanto Argentina e Alemanha decidiam o torneio eu estava na praça jogando futebol com meus primos.
Em termos de Copa eu me limitava a assistir jogos do Brasil com a minha camisa 9 (do Careca).
Enfim, 1990 foi a primeira Copa que eu assisti, e por isso é com ela que eu começo a relatar alguns dos jogos que me lembro em termos de Copa do Mundo.
E a lembrança não é nada agradável, não só não é agradável como é a pior lembrança que um brasileiro pode ter em termos de futebol. Em 1990 o Brasil foi eliminado nas Oitavas após perder por 1 a 0, para a...... dói escrever isso.... Argentina, após ter atingido 100% na primeira fase derrotando Suécia, Costa Rica e Escócia.
Naquela fatídica tarde de 24 de junho de 1990 (3 dias após o meu aniversário) o Brasil perdeu inúmeras chances de gol, entre elas uma cabeçada do Dunga que acertou a trave de Sergio Javier Goycochea. E ai vem aquela velha questão de justiça ou injustiça no futebol.
Injustiça pra mim é um time perder ou ganhar por influência da arbitragem, ou outros fatores externos. Fora isso, vitória justa é a vitória daquele que balança a rede, e aos 35 minutos do segundo tempo daquela partida, Diego Armando Maradona driblou Alemão, passou por Dunga e em meio a zaga formada por Ricardo Gomes e Ricardo Rocha lançou a bola para Claudio Paul Caniggia, que driblou Taffarel e fez justiça para a Argentina.
Lembro-me até hoje do meu pai tentando me explicar porque não ia mais ter jogo do Brasil na Copa, porque eu não ia mais ver o Careca jogar.
Fora qualquer polêmica com água batizada ou qualquer coisa do tipo, a Argentina teve praticamente 100% de aproveitamento em chutes a gol naquea partida, enquanto o Brasil só se fez perder gol após gol.
Ainda que eu saiba que, no ano em que eu nasci (1982), o Brasil atropelou a Argentina na Copa do Mundo, ainda que eu veja em Copa América após Copa América a Argentina levar seu grupo principal na tentativa desesperada de conquistar um título e perder pra terceira ou quarta formação do Brasil na final, ainda que eu tenha visto o Brasil se classificar para a Copa de 2010 atropelando a Argentina em Rosário (com a cara de b... do Maradona na lateral do campo), ainda sim eu preciso ver o Brasil eliminar a Argentina em uma Copa do Mundo. Eu preciso ter a minha vingança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário