O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Grupo a Grupo - Grupo B

Argentina
Nigéria
Coréia do Sul
Grécia

A quem diga que a Argentina se classifica facilmente para as oitavas. Não concordo.
Complicações podem ocorrer.

O dono do Grupo:
Argentina – Atual bicampeã olímpica venceu também os mundiais sub 20 de 2005 e 2007 (o de 2009 foi vencido por Gana... pasme... que venceu o Brasil nos pênaltis nas finais... pasme de novo), porém a dourada geração ainda não conseguiu transformar seu brilhantismo em títulos pela seleção profissional. Os últimos títulos da seleção profissional foram as edições da Copa América de 1991 e 1993 e a Copa das Confederações de 1992.
Atualmente, amarga o bi-vice campeonato da Copa América, perdeu as finais de 2004 e 2007 para formações alternativas do Brasil. Apesar do sufoco nas eliminatórias todos esperam uma boa campanha dos hermanos. A equipe conta com os gols de Diego Milito, que vem de uma boa temporada com a Inter de Milão, a raça de Carlitos Tevez e a segurança e eficiência na defesa de Heinze e Walter Samuel. Mas todos esperam mesmo é que Lionel Messi repita suas boas atuações pelo Barcelona da Espanha para levar a Argentina ao título, para isso ele terá de vencer a “Maldição do Melhor do Mundo”. Nunca um jogador que foi para a Copa com o título de Melhor do Mundo (do ano anterior a Copa) venceu o torneio (Roberto Baggio em 1994, Ronaldo em 1998, Luís Figo em 2002 e Ronaldinho Gaúcho em 2006). A Argentina vai em busca do tri com dois títulos mundiais conquistados com alguma polêmica em 1978 (a Argentina, precisando de saldo de gols para se garantir na final, enfiou uma sacolada pra cima do Peru, que havia sido o primeiro de seu grupo e só havia perdido por mais de um gol de diferença para o Brasil, e com o detalhe de que o goleiro do Peru era Argentino) e em 1986 (quando passou pela Inglaterra nas quartas com o famoso gol de mão de Maradona, que na mesma partida fez seu gol antológico driblando meio time inglês).
Olho nele: Angel Di Maria, meia atacante habilidoso, já foi campeão mundial sub 20 e olímpico pela Argentina. Em Pequim foi eleito o melhor jogador do torneio.

Os convidados:
- Nigéria – Embora tenha feito boas campanhas em 1994 e 1998 ficando em primeiro lugar em seu grupo na primeira fase, nunca foi além das oitavas em Copa. O resultado mais expressivo em termos de futebol foi o ouro olímpico em 1996 (não me obrigue a entrar em detalhes).
Olho nele: Obafemi Martins, é a grande esperança de gols da seleção nigeriana embora não tenha encontrado boa fase em lugar algum desde que saiu da Inter de Milão em 2006.

- Coréia do Sul – Depois de fazer em casa (2002) a sua melhor campanha em mundiais, quando chegou as semi-finais, a Coréia do Sul desapontou em 2006 ao não passar da primeira fase. Ficou em terceiro lugar na ultima Copa da Ásia, que conquistou pela ultima vez em 1960. A equipe aposta em Park Chu-Young, destaque do Mônaco da França na ultima temporada.
Olho nele: Park Ji-Sung, se beneficiou das saídas de Tevez e Cristiano Ronaldo do Manchester, ganhou espaço para mostrar seu talento e fez uma boa temporada na Inglaterra.

- Grécia – Sua grande e solitária conquista futebolística foi a Eurocopa de 2004 (na edição de 2008 não marcou um ponto sequer), batendo na final Portugal de Felipão, Deco, Cristiano Ronaldo e cia. A participação em Copas do mundo sempre bate na trave nas eliminatórias. Em 2010 fará sua segunda participação em Copas, na primeira em 1994, caiu na primeira fase sem marcar um ponto sequer, tomou 10 gols e não fez nenhum. Sofreu o ultimo gol de Maradona em Copas do Mundo.
Olho nele: Georgios Karagounis, o meia é ídolo do Panthinaikos e é um dos poucos que sobraram do time campeão da Eurocopa de 2004.

Um comentário: