O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


sexta-feira, 28 de maio de 2010

Grupo a Grupo - Grupo D


Alemanha
Austrália
Sérvia
Gana


Aparentemente um grupo tranquilo para o seu cabeça de chave.

O dono do Grupo:

Alemanha – Sabe o tal “time de chegada”, pois bem a Alemanha é a “seleção de chegada”, esteve presente em 16 Copas de 18 possíveis, e em 11 oportunidades ficou entre os quatro primeiros, assim como o Brasil, disputou 7 finais, porém, como se sabe, ganhou apenas 3 (como Alemanha Ocidental, depois da unificação não ganhou mais nada, acho melhor erguer o muro novamente... brincadeira). E também assim como o Brasil chegou a disputar 3 finais seguidas (82, 86 e 90). No somatório de pontos é a segunda seleção no ranking das Copas, atrás apenas do Brasil (que esteve em todas as Copas) e a frente inclusive da Itália que tem um título a mais. Esteve nas duas ultimas semi-finais e tem chances de estar neste ano novamente. Perdeu recentemente Michael Ballack por conta de lesão, não vejo como grande perda, nunca vi em Ballack esse “craque” que alguns dizem que ele é. Bem verdade que é dependente de jogadores naturalizados, como a dupla de ataque polonesa, que em 2006 viveu o curioso momento de enfrentar a Polônia. A novidade para este ano é o brasileiro naturalizado Claudemir Jerônimo Barretto, o Cacau, também atacante. A equipe tem bons valores como o lateral esquerdo Philipp Lahm e o meia Bastian Schweinsteiger. O Brasil pode ser o maior campeão e o único país a participar de todas as Copas, mas ainda precisa apresentar a consistência da seleção alemã.
Olho nele: Lukas Podolski, ainda jovem, porém mais experiente e já tendo participado de uma Copa, fez 6 gols em 9 partidas nas eliminatórias, e deve fazer alguns na África do Sul.

Os convidados:

- Austrália – Vai para sua terceira Copa, com grande chances de brigar pelo ultimo lugar. Em 2006 conseguiu passar às oitavas ficando em segundo no grupo do Brasil, de certa forma surpreendeu ao superar Japão e Croácia, fez 5 gols e sofreu 5. Em 1974 caiu na primeira fase ao ficar em ultimo lugar no grupo que tinha as duas Alemanhas.
Olho nele: Tim Cahill, jogador do Everton da Inglaterra, foi o artilheiro da equipe nas eliminatórias.

- Sérvia – Tem uma quantidade de participações até que considerável, vai para sua 11ª Copa, com constante variação de nome e bandeira, a antiga Iugoslávia, deu lugar a Republica Federal da Iugoslávia, que por sua vez deu lugar a Servia e Montenegro e agora vem a Servia. O Fato é que nenhum dos nomes trouxe muita sorte. Foi semifinalista na primeira Copa do Mundo de todos os tempos (1930). Possui um título no futebol que o Brasil ainda não tem, o ouro olímpico conquistado em 1960. Não há muito que esperar, a classificação para as oitavas é improvável.
Olho nele: Nemanja Vidic, o zagueiro do Manchester é referência mundial na posição.

- Gana – Em sua segunda participação em Copas tem grande chance de ser o destaque de seu continente. Em 2006 foi às oitavas ao se classificar em segundo lugar no grupo da Itália, foi eliminada pelo Brasil. É a atual campeã mundial sub 20, bateu o Brasil na final de 2009, e atual vice-campeã da Copa das Nações Africanas, alguns meses atrás perdeu a final para o Egito (atual tri-campeão) por 1 a 0. Deve ficar com a segunda vaga do grupo.
Olho nele: Michael Essien, habilidoso meia do Chelsea da Inglaterra é o destaque da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário