O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


domingo, 25 de julho de 2010

Habemus Treinador.......


Luis Antônio Venker de (Mano) Menezes é o novo técnico da Seleção Brasileira de futebol.
Quando Mano assumiu o comando técnico do Corinthians em 2007 aprovei a escolha por ser uma cara nova. O Corinthians acabara de ser rebaixado, o que já era desgraça suficiente, não queria ver uma daquelas caras de treinadores rodados que já estavam por ai a muito tempo pulando de galho em galho. Com o tempo desaprovei muitas vezes escolhas do Mano, na minha humilde opinião, por vezes ele complicou situações fáceis e insistiu em escolhas desastrosas, mas enfim.
Entre os prós de Mano da Seleção está o fato dele ser especialista em “ressurreições”, ressuscitou e recuperou o orgulho de dois dos maiores clubes país, se irá “ressuscitar” a Seleção só o tempo dirá. Entre os contras está o fato de que a Seleção Brasileira tem muitas opções, e o Mano é bom com poucas opções, com muitas opções ele costuma se atrapalhar e “inventar” demasiadamente.
Até por inventar demais Mano tem dificuldade em campeonatos por pontos corridos, mas costuma ser um bom “copeiro”, esperamos que seja assim em 2014, caso ele chegue até lá. Afinal é chance a grande de que a CBF tenha procurado por um “laranja” e não por um treinador no momento, vide a lambança na definição.
Em termos supersticiosos existe uma certa relação controversa entre Corinthians e Seleção Brasileira. O Corinthians foi campeão brasileiro 4 vezes, em duas delas em anos em que o Brasil se deu mau na Copa (90 e 98). Por duas vezes a Seleção “convocou” o técnico do Corinthians, e o resultado foi desastroso. Na primeira vez Vanderlei Luxemburgo não chegou nem a ir à Copa, caiu após o fracasso nas Olimpíadas e uma série de escândalos em sua vida pessoal, bem verdade que depois de idas e vindas Felipão assumiu e o Brasil acabou vencendo a Copa de 2002, na segunda oportunidade Carlos Alberto Parreira após ter feito uma temporada quase perfeita pelo Corinthians em 2002 assumiu novamente a Seleção Brasileira, nesta passagem conquistou a Copa América e a Copa das Confederações, ambas as finais em cima da Argentina, mas na Copa de 2006 não conseguiu domar os egos do “Quadrado Mágico” e cia.
Bem, segunda-feira teremos a primeira convocação de Mano Menezes, muitos se preocupam com a tendência retranqueira de Mano Menezes, a preocupação procede. A paixão do treinador por volantes improvisados em tudo que é posição também me preocupa, mas não podemos classificar as intenções de Mano apenas com a primeira convocação, e também não podemos ser covardes a ponto de criticar um trabalho que nem começou, o negócio é deixar o barco rolar. Mas espero que Mano tenha inspiração e remonte na Seleção seus momentos mais brilhantes a frente do Corinthians, aquele intervalo de cerca dois meses no final do primeiro semestre de 2009 quando o Corinthians conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil e tinha uma defesa capaz de destruir qualquer ataque, e um ataque capaz de destruir qualquer defesa.
De qualquer forma Mano terá de renovar a Seleção e achar o equilíbrio entre fazer o que é necessário para o Brasil vencer e devolver a Seleção ao povo brasileiro, embora os talentos sejam muitos não será uma tarefa fácil. Como brasileiro espero e torço para que Mano tenha sucesso na Seleção.
Independente de quem e quando, em 2014 não iremos rumo ao Hexa, ele virá até nós e começa a era do "Ei!!!" na Seleção Brasileira.
Vai Mano, Vai Brasil!!!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Em 2014 não iremos rumo ao Hexa, ele virá até nós.


Chega ao fim mais uma Copa, África do Sul 2010 se foi.

De positivo:

A Espanha: ganhou seu título, depois de apresentar uma ou duas boas gerações de jogadores sem sucesso, finalmente a Espanha entrou para o hall dos campeões mundiais. E, assim como o Brasil, conquistou seu primeiro título jogando fora do próprio continente, exclusividade nossa até então.

África do Sul: ao contrário do que muita gente pensava de um modo geral ocorreu tudo bem no primeiro mundial no continente africano.

A Europa: manteve-se soberana no futebol mundial, levou as três primeiras colocações do torneio.

América do Sul: todas as suas equipes passaram para a segunda fase da Copa, e representaram 50% das equipes classificadas para as quartas de fina.

Uruguai e Diego Forlan: Uruguai resgatou um pouco de sua história relembrando seus tempos áureos ao chegar as semifinais, de quebra tiveram o melhor jogador do Mundial, Diego Forlan fez uma Copa sensacional.

A Alemanha: sai na frente para a Copa 2014, tem o time pronto. Jovens e já com a experiência de uma Copa do Mundo os jogadores alemães devem causar na próxima Copa. Falta achar o novo matador já que o grande artilheiro Klose deve parar em breve.

Imagens: Câmeras aéreas e super câmera lenta proporcionaram registros belíssimos dos 64 jogos da Copa, algumas vezes o excesso de câmeras complicou a vida da arbitragem.



De negativo:

Itália: a missão da Azzurra não era fácil, afinal apenas em duas oportunidades um campeão conseguiu vencer também a Copa seguinte, mas não precisava cair na primeira fase ficando em ultimo lugar em seu grupo.

Brasil: Com o jogo na mão acabou sofrendo a virada e caindo novamente nas quartas.

Argentina: Mais uma vez a geração de ouro não conseguiu converter seu talento em título com a seleção profissional.

Inglaterra e Rooney: os súditos da rainha não mostraram para que foram na África do Sul, e Rooney, que era uma das grandes esperanças de bom futebol, nada fez nesta Copa.

A Holanda: 100% na primeira fase, bateu em todo mundo na segunda, mas morreu na praia de novo.

Super astros: Cristiano Ronaldo, Kaká, Rooney e Messi, foram a imagem do fiasco de suas respectivas seleções, apenas Cristiano marcou gol e mesmo assim cagado.

Europa: Algumas de suas principais seleções, campeãs inclusive, desapontaram nesta Copa, é o caso de Itália, França e Inglaterra.

América do Sul: mesmo tendo classificado todas as suas equipes para a segunda fase, acabou sucumbindo perante a Europa na reta final.

Arbitragem: arbitro ruim não é privilégio nosso. Erros grosseiros da turma do apito bagunçaram a Copa, em momentos cruciais em algumas partidas inclusive. Isso sem falara na total falta de padrão e critério, ai vem aqueles idiotas na Tv falar que certos lances no Brasil é falta, na Europa não, é ridículo. Se existe o tal do “arbitro FIFA” a FIFA que trate de padronizar a arbitragem, se o jogo é o mesmo, as regras também têm que ser.


Bem a Copa 2014 já começo, e em termos de Brasil fica a expectativa pela definição da nova comissão técnica que irá promover a tal da renovação na Seleção. É necessário muito cuidado com isso. A pressão sobre a Seleção Brasileira será maior do que nunca em 2014, tem que ser gente que agüenta. Cabe ressaltar que não disputaremos as eliminatórias, logo para uma boa preparação é importante que usemos as datas da Fifa enfrentando boas seleções e não simplesmente fazer amistoso do tipo “caça-níquel”.
Em paralelo vai começar o festival do superfaturamento com as obras para a Copa, estádios construídos em esquema “emergencial”, sem licitação, pelo triplo do preço, tipo o tal do Engenhão que foi erguido para o Pan, agora ta lá jogado as traças, deram para o Botafogo que, quando muito, leva duas Kombis de torcedores ao estádio, e nem será usado na Copa. Enquanto isso ficam colocando empecilho para que São Paulo, a Capital Mundial do Futebol, a Maior cidade da América Latina, não receba a abertura da Copa, preparem o nariz de palhaço.
De qualquer maneira gostaria de poder ir ao estádio em 2014 assistir qualquer que fosse a partida, só para curtir o clima de Copa do Mundo. E estarei torcendo pelo Brasil como sempre.
Em 2014 não iremos rumo ao Hexa, ele virá até nós.

domingo, 11 de julho de 2010

Um novo Campeão!!!


Um jogo simplesmente horroroso, varzeano mesmo, pontapé e furada para todo lado, e ainda contemplada com uma arbitragem bisonha.
Podem me chamar de mal perdedor, mas nada me tira da cabeça que tanto Holanda quanto Espanha teria entregado o jogo nos 90 minutos perante uma seleção de mais tradição na final. Mas enfim, tiveram seus méritos por chegar na final. Não queria ver o futebol firulento da Espanha premiado nesta Copa, não se pode negar que sempre buscaram o gol, sempre jogaram em função do ataque, mas fato é que mesmo na partida de hoje, caso tivesse objetividade, a Espanha poderia ter matado o jogo no tempo normal, mas sempre tem uma firula a mais, fazer um gol não basta tem que ser o mais bonito da Copa. A Holanda foi totalmente inerte, em raros lances de Sneidjer mostrou alguma coisa além da ineficiência de Robben em momentos decisivos, como já havia sido na final da Liga dos Campeões.
Assim como o Brasil em 58, a Espanha conquista seu primeiro título fora do próprio continente (já não somos os únicos a ter realizado tal feito). E a Espanha que até pouco tempo atrás limitava suas comemorações a conquistas de atletas em esportes individuais como Fernando Alonso e Rafael Nadal, agora pode dizer que além de atletas tem também uma equipe campeã mundial.
Embora tenha que admitir a superioridade dos europeus, que mais uma vez ficaram com as três primeiras colocações na Copa, o jogo de hoje deixou claro que o futebol Europeu, ao menos em termos de seleções, está chato de se ver.
Abençoado seja mais uma vez Uruguai, que salvou, mesmo que parcialmente, a hora dos sul-americanos e trouxe um pouco de emoção ao nosso final de semana futebolístico.
Com justiça Diego Forlan foi eleito o Bola de Ouro, fato é que Diego Forlan esteve em um Nível e o resto da Copa em outro bem abaixo.
Amanhã o resumo com minhas considerações gerais sobre a Copa.
Parabéns Espanhóis, bem vindos ao cada vez menos seleto hall de campeões mundiais.

sábado, 10 de julho de 2010

Sem depressão


Uma partida sensacional, uma disputa de terceiro lugar com jeito de final e um terceiro colocado com pinta de campeão.
O Uruguai mais uma vez merece os parabéns, sendo teoricamente o sul-americano mais fraco (ficou em quinto nas eliminatórias e se classificou apertado na repescagem) foi a equipe do continente que foi mais longe. Na partida de hoje acabou penalizada por falhas individuais em sua defesa, acontece. Decida o que decidir a Fifa, pelos métodos que forem, Diego Forlan foi o melhor jogador dessa Copa, sacrificou-se pela equipe, jogou fora de posição para suprir a carência de criatividade no meio campo de sua seleção e mesmo assim foi brilhante, fez gols belíssimos inclusive.
Olho nessa Alemanha. Para a Copa 2014 a Alemanha já sai na frente, pois está com o time pronto. Enquanto Brasil, Itália, Inglaterra, França entre outras, terão de se reformular para a próxima Copa o atual plantel da Alemanha já mostrou que tem muita qualidade e em 2014 terá mais quatro anos de experiência, entrosamento e rodagem. Tem não apenas um time, mas um elenco bom e jovem e na próxima Copa completará 24 anos sem título mundial. Fora qualquer piada em relação a gênero, 24 é um número mágico para as seleções de peso, Brasil foi campeão em 1994 depois de 24 anos, em 2006 o mesmo ocorreu com a Itália, nesta Copa quem soprou as velinhas com o número cabalístico foi a Argentina, mas os hermanos esbarraram novamente na Alemanha.
Amanhã a Copa descobrirá um novo Campeão, após ter descoberto um novo continente.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Final Inédita - Campeão Inédito


O Uruguai lutou bravamente e está de parabéns pela campanha até aqui. Diego Forlan é um dos grandes destaques da Copa, mesmo jogando no sacrifício. Para suprir a carência de habilidade no meio campo uruguaio Forlan está jogando mais recuado e fazendo uma grande Copa mesmo assim.
Infelizmente teremos novamente uma final européia, uma verdadeira desgraça para nós sul-americanos, já que as grandes ligas nacionais da Europa são extremamente dependentes dos nossos jogadores. Foi uma grande conquista a classificação de todos do continente, mas precisamos melhorar esse quadro na próxima Copa, afinal estaremos jogando em casa.
E com a queda da Alemanha, como sempre eficiente, mas ainda carente de eficácia, teremos a final entre duas equipes que tradicionalmente “pipocam” na Copa.
Holanda e Espanha se enfrentarão e teremos um novo campeão mundial e, assim como o Brasil em 1958, o novo campeão vencerá sua primeira Copa do Mundo jogando fora de seu continente, início de uma grande história de conquistas como a do Brasil? É bom vencermos em casa em 2014 para mostrar que ainda somos os mais entendidos no assunto não podemos deixar brecha para os demais se sentirem à vontade.
Muito se dizia que Holanda e Espanha estavam entre as favoritas ao título, não vi nenhuma das duas seleções fazer grandes atuações, mas jogaram o necessário e afinal de contas o que vale é bola na rede.

sábado, 3 de julho de 2010

Loucura total!!!!!


Coisas malucas vão acontecendo nos momentos derradeiros desta Copa.
Ontem Uruguai e Gana fizeram um baita jogo maluco, mão na bola em cima da linha no ultimo minuto da prorrogação, Gana perde o pênalti, na decisão o goleiro Uruguaio pega dois e os uruguaios avança.
Hoje 0 a 0 o juiz marca pênalti para o Paraguai que vai lá e desperdiça, logo em seguida a Espanha cava um do outro lado, converte e o juiz manda voltar por invasão sendo que no pênalti a favor do Paraguai a invasão foi muito mais escandalosa, ai na segunda cobrança a Espanha também desperdiça, no rebote acontece um pênalti de verdade a favor da Espanha que o juiz não vê. Lá pelas tantas, quase no fim do jogo, no rebote de uma bola que acertou a trave paraguaia Villa chuta e a bola bate nas duas traves antes de entrar.
E a Argentina hein.... a geração de ouro amarelou mais uma vez. Tendo ganhado praticamente tudo nos torneios de base na ultima década a Argentina não consegue fazer seus bons valores emplacarem na seleção profissional. E Lionel Messi entra para os times de “Ronaldinhos Gaúchos” não consegue ganhar nada com a sua seleção, deixa a Copa mantendo viva a maldição do “Melhor do Mundo” (nunca um jogador que foi para a Copa como melhor do mundo saiu com o título) e sem marcar um gol se quer, assim como outros astros de quem se esperava muito na Copa, como: Kaká, Rooney e aquele Cristiano que quer ser Ronaldo (não estou considerando aquele gol caçado que ele fez contra a Coréia do Norte, faça me o favor neh....).
Já Miroslav Klose, esse sim, nasceu para jogar Copa do Mundo, ao contrário dos pomposos citados acima não vem de uma temporada muito boa no clube, mas mais uma vez faz bonito na hora de defender a seleção (e é isso que importa), que não é bem sua, mas enfim, naturalizado é, então... E como disse anteriormente (Grupo a Grupo - Grupo D) a Alemanha é “seleção de chegada”, o Brasil é o mais eficaz, mas a Alemanha é mais eficiente. Como bom administrador sei que nem toda eficiência do mundo pode compensar a falta de eficácia, atingir os objetivos traçados é fundamental. Mas gostaria de ver o Brasil mais freqüentemente entre os quatro melhores, assim sendo o Brasil disputaria 7 jogos em todas as Copas. Agora a Alemanha tem grandes chances de faturar a Copa, entre as demais seleções finalistas temos duas pipoqueiras e uma sul-americana raçuda, porém desgastada.
A lamentar o fato que de quatro sul-americanos nas oitavas, apenas um sobreviveu, e justamente aquele que não enfrentou uma seleção européia, não queria ter que assistir outra final européia, ainda mais que minha querida Azzurra não estará lá. Com a definição dos semifinalistas o Brasil já perdeu sua exclusividade em vencer Copas fora do próprio continente. Dos semifinalistas o Uruguai é o que teve o jogo mais desgastante nas quartas, vamos ver o que eles conseguem fazer para salvar a honra do continente.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Existe vida após a eliminação....


Não sei se serei racional ou emotivo no texto de hoje, o fato é que estou triste e escrevo de coração partido.
Não farei uma análise racional até porque quero evitar entrar em detalhes técnicos do tipo “quem deveria ter entrado ou saído e em que momento”, “quem deveria ter sido convocado e não foi”, vou deixar isso para os meus queridos “especialistas” da televisão que irão agora avançar vorazmente sobre a carniça.
Também não deixarei que a emoção tome totalmente conta das minhas palavras para que eu promova alguma caça as bruxas, ou pregue a crucificação de Felipe Melo como foi feito com Roberto Carlos em 2006, até porque acredito que em ambos os casos as falhas vão além de lances pontuais (porém capitais) na partida.
Agora já sendo noite de 02 de julho de 2010, já com a cabeça um pouco desinchada tentarei equilibrar o racional e o emocional.
Pra começar digo que com essa eliminação estou apenas triste, em 2006 além de triste fiquei P#$% da vida porque após a derrota tinha jogador do Brasil saindo de campo rindo, pelo menos dessa vez tivemos lágrimas. Mas fico triste por constatar que o Brasil mais uma vez foi eliminado por sua própria incompetência, perdeu novamente para si mesmo, pois o adversário não tinha atributos suficientes para isso. A Holanda tem fama de pipoqueira, e estava completamente apta a pipocar, como pipocou na Eurocopa 2008 ao perder para a Rússia por 3 a 1 nas quartas, porém não havia fogo e nem manteiga suficiente na panela para fazer o milho estourar. O Brasil vai embora da Copa ao perder seu jogo mais fácil. Isso me deixa triste.
Enquanto não vier o hexa continuaremos em busca dele, e agora vamos jogar em casa, entre as seleções que já venceram a Copa somos os únicos a não ter vencido em casa, e é importante que aquele que assumir o comando técnico da Seleção (em letra maiúscula porque é a única cinco estrelas e vai continuar assim por pelo menos quatro anos), bem como aqueles que ele convocar, saiba que a pressão será grande e ter compromisso com o objetivo será fundamental. Muitas seleções virão para o mundial de 2014 mordidas e precisando mostrar algo de bom para recuperar o prestigio com seu torcedor, é o caso de França, Itália, Inglaterra. Sem falar que todo mundo vai querer a satisfação de ganhar a Copa no Brasil. Para o resto da Copa 2010, só nos resta curtir, afinal é um evento maravilhoso e só ocorre de quatro em quatro anos.
Como já disse anteriormente, não concordo com a Seleção que foi para Copa, e também não concordo com o que o povo e principalmente com o que os “especialistas” queriam, cada um tem a sua Seleção ideal. Mas o fato é que esse é um paradoxo que o futuro técnico da Seleção terá de enfrentar, achar o equilíbrio entre fazer o que é necessário para o Brasil voltar a ser campeão e devolver a Seleção a quem ela pertence, o povo brasileiro. Falando em termos técnicos, é importante que a Seleção para a Copa de 2014 seja montada olhando para frente e não para trás, o que foi feito em 2010 e, principalmente, em 2006 deu errado, agora é Jabulani pra frente, o que ficou para trás só deve ser utilizado como aprendizado, não podemos cometer os mesmos erros.
O que me deixou mais triste foi ver o desapontamento de pessoas que mesmo sem confiar no time demonstraram, ainda que temporariamente, seu patriotismo. Fiquei triste quando cheguei no estacionamento para pegar meu carro e vi nele e em tantos outros aquelas bandeirinhas penduradas nos vidros. Se pela manhã quando fui trabalhar as vi tremulando vigorosamente ao vento, ao final do dia estavam lá cabisbaixas, sucumbidas perante a força da gravidade, assim como os donos daqueles carros creio eu. Bem, posso dizer com certeza do dono do meu carro.
Seria importante manter permanentemente vivo ao menos um pouquinho desse patriotismo. Afinal como bem sabemos existe vida após uma eliminação em Copa do Mundo e muita gente parece não se dar conta, mas não apenas a seleção de futebol precisa de melhorias neste país. E boa parte das melhorias começa com a seleção que nós convocaremos em outubro, mas isso é outro papo.
Não nasci e nem vivo em Copa do Mundo e sim no Brasil.
Em relação a Seleção Brasileira de Futebol: “Reiniciando o sistema..... Aguarde....”