O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


domingo, 25 de julho de 2010

Habemus Treinador.......


Luis Antônio Venker de (Mano) Menezes é o novo técnico da Seleção Brasileira de futebol.
Quando Mano assumiu o comando técnico do Corinthians em 2007 aprovei a escolha por ser uma cara nova. O Corinthians acabara de ser rebaixado, o que já era desgraça suficiente, não queria ver uma daquelas caras de treinadores rodados que já estavam por ai a muito tempo pulando de galho em galho. Com o tempo desaprovei muitas vezes escolhas do Mano, na minha humilde opinião, por vezes ele complicou situações fáceis e insistiu em escolhas desastrosas, mas enfim.
Entre os prós de Mano da Seleção está o fato dele ser especialista em “ressurreições”, ressuscitou e recuperou o orgulho de dois dos maiores clubes país, se irá “ressuscitar” a Seleção só o tempo dirá. Entre os contras está o fato de que a Seleção Brasileira tem muitas opções, e o Mano é bom com poucas opções, com muitas opções ele costuma se atrapalhar e “inventar” demasiadamente.
Até por inventar demais Mano tem dificuldade em campeonatos por pontos corridos, mas costuma ser um bom “copeiro”, esperamos que seja assim em 2014, caso ele chegue até lá. Afinal é chance a grande de que a CBF tenha procurado por um “laranja” e não por um treinador no momento, vide a lambança na definição.
Em termos supersticiosos existe uma certa relação controversa entre Corinthians e Seleção Brasileira. O Corinthians foi campeão brasileiro 4 vezes, em duas delas em anos em que o Brasil se deu mau na Copa (90 e 98). Por duas vezes a Seleção “convocou” o técnico do Corinthians, e o resultado foi desastroso. Na primeira vez Vanderlei Luxemburgo não chegou nem a ir à Copa, caiu após o fracasso nas Olimpíadas e uma série de escândalos em sua vida pessoal, bem verdade que depois de idas e vindas Felipão assumiu e o Brasil acabou vencendo a Copa de 2002, na segunda oportunidade Carlos Alberto Parreira após ter feito uma temporada quase perfeita pelo Corinthians em 2002 assumiu novamente a Seleção Brasileira, nesta passagem conquistou a Copa América e a Copa das Confederações, ambas as finais em cima da Argentina, mas na Copa de 2006 não conseguiu domar os egos do “Quadrado Mágico” e cia.
Bem, segunda-feira teremos a primeira convocação de Mano Menezes, muitos se preocupam com a tendência retranqueira de Mano Menezes, a preocupação procede. A paixão do treinador por volantes improvisados em tudo que é posição também me preocupa, mas não podemos classificar as intenções de Mano apenas com a primeira convocação, e também não podemos ser covardes a ponto de criticar um trabalho que nem começou, o negócio é deixar o barco rolar. Mas espero que Mano tenha inspiração e remonte na Seleção seus momentos mais brilhantes a frente do Corinthians, aquele intervalo de cerca dois meses no final do primeiro semestre de 2009 quando o Corinthians conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil e tinha uma defesa capaz de destruir qualquer ataque, e um ataque capaz de destruir qualquer defesa.
De qualquer forma Mano terá de renovar a Seleção e achar o equilíbrio entre fazer o que é necessário para o Brasil vencer e devolver a Seleção ao povo brasileiro, embora os talentos sejam muitos não será uma tarefa fácil. Como brasileiro espero e torço para que Mano tenha sucesso na Seleção.
Independente de quem e quando, em 2014 não iremos rumo ao Hexa, ele virá até nós e começa a era do "Ei!!!" na Seleção Brasileira.
Vai Mano, Vai Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário