O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Existe vida após a eliminação....


Não sei se serei racional ou emotivo no texto de hoje, o fato é que estou triste e escrevo de coração partido.
Não farei uma análise racional até porque quero evitar entrar em detalhes técnicos do tipo “quem deveria ter entrado ou saído e em que momento”, “quem deveria ter sido convocado e não foi”, vou deixar isso para os meus queridos “especialistas” da televisão que irão agora avançar vorazmente sobre a carniça.
Também não deixarei que a emoção tome totalmente conta das minhas palavras para que eu promova alguma caça as bruxas, ou pregue a crucificação de Felipe Melo como foi feito com Roberto Carlos em 2006, até porque acredito que em ambos os casos as falhas vão além de lances pontuais (porém capitais) na partida.
Agora já sendo noite de 02 de julho de 2010, já com a cabeça um pouco desinchada tentarei equilibrar o racional e o emocional.
Pra começar digo que com essa eliminação estou apenas triste, em 2006 além de triste fiquei P#$% da vida porque após a derrota tinha jogador do Brasil saindo de campo rindo, pelo menos dessa vez tivemos lágrimas. Mas fico triste por constatar que o Brasil mais uma vez foi eliminado por sua própria incompetência, perdeu novamente para si mesmo, pois o adversário não tinha atributos suficientes para isso. A Holanda tem fama de pipoqueira, e estava completamente apta a pipocar, como pipocou na Eurocopa 2008 ao perder para a Rússia por 3 a 1 nas quartas, porém não havia fogo e nem manteiga suficiente na panela para fazer o milho estourar. O Brasil vai embora da Copa ao perder seu jogo mais fácil. Isso me deixa triste.
Enquanto não vier o hexa continuaremos em busca dele, e agora vamos jogar em casa, entre as seleções que já venceram a Copa somos os únicos a não ter vencido em casa, e é importante que aquele que assumir o comando técnico da Seleção (em letra maiúscula porque é a única cinco estrelas e vai continuar assim por pelo menos quatro anos), bem como aqueles que ele convocar, saiba que a pressão será grande e ter compromisso com o objetivo será fundamental. Muitas seleções virão para o mundial de 2014 mordidas e precisando mostrar algo de bom para recuperar o prestigio com seu torcedor, é o caso de França, Itália, Inglaterra. Sem falar que todo mundo vai querer a satisfação de ganhar a Copa no Brasil. Para o resto da Copa 2010, só nos resta curtir, afinal é um evento maravilhoso e só ocorre de quatro em quatro anos.
Como já disse anteriormente, não concordo com a Seleção que foi para Copa, e também não concordo com o que o povo e principalmente com o que os “especialistas” queriam, cada um tem a sua Seleção ideal. Mas o fato é que esse é um paradoxo que o futuro técnico da Seleção terá de enfrentar, achar o equilíbrio entre fazer o que é necessário para o Brasil voltar a ser campeão e devolver a Seleção a quem ela pertence, o povo brasileiro. Falando em termos técnicos, é importante que a Seleção para a Copa de 2014 seja montada olhando para frente e não para trás, o que foi feito em 2010 e, principalmente, em 2006 deu errado, agora é Jabulani pra frente, o que ficou para trás só deve ser utilizado como aprendizado, não podemos cometer os mesmos erros.
O que me deixou mais triste foi ver o desapontamento de pessoas que mesmo sem confiar no time demonstraram, ainda que temporariamente, seu patriotismo. Fiquei triste quando cheguei no estacionamento para pegar meu carro e vi nele e em tantos outros aquelas bandeirinhas penduradas nos vidros. Se pela manhã quando fui trabalhar as vi tremulando vigorosamente ao vento, ao final do dia estavam lá cabisbaixas, sucumbidas perante a força da gravidade, assim como os donos daqueles carros creio eu. Bem, posso dizer com certeza do dono do meu carro.
Seria importante manter permanentemente vivo ao menos um pouquinho desse patriotismo. Afinal como bem sabemos existe vida após uma eliminação em Copa do Mundo e muita gente parece não se dar conta, mas não apenas a seleção de futebol precisa de melhorias neste país. E boa parte das melhorias começa com a seleção que nós convocaremos em outubro, mas isso é outro papo.
Não nasci e nem vivo em Copa do Mundo e sim no Brasil.
Em relação a Seleção Brasileira de Futebol: “Reiniciando o sistema..... Aguarde....”

2 comentários:

  1. É isso aí Diogão,meu caro amigo.Mais uma vez,concordo com tudo que vc disse,e apesar de não aprovar essa Seleção desde o início,torci bastante e tive esperanças que nossa Seleção chegasse pelo menos á final.
    A Seleção Brasileira mostrou nesse jogo que não estava preparada psicologicamente para tomar gols e buscar o resultado favorável.
    O que me deixou mais p da vida foi perder para a seleção mais pipoqueira da Copa.
    Enfim,a vida continua e a Copa continua,vamos curtir o espetáculo!
    E que vença o melhor! e sem ajuda do apito de preferência.

    ResponderExcluir
  2. Você traduziu perfeitamente meu sentimento após o jogo de ontem, pois a primeira coisa que percebi foi como fiquei de longe mais decepcionada ontem, do que há quatro anos atrás. Há quatro anos atrás, meu sentimento foi de raiva ao olhar o rosto dos "estrelados badalados" após a derrota para a França. Ontem meu coração partiu ao meio quando ouvi o apito final, e sequer consegui continuar em frente à TV, pois inevitavelmente minhas lágrimas iriam escorrer ao ver as lágrimas de alguns dos jogadores. E ironicamente é isto que está me consolando, pois apesar de tudo foi um grupo que lutou e se decepecionou verdadeiramente. Só faço uma ressalva quanto à Holanda, acho que não podemos deixar de reconhecer, nessa partida pontualmente, que eles foram eficientes e souberam se aproveitar muito bem do momento de fragilidade do Brasil.
    Agora é curtir as demais partidas, e com o lado positivo de não ver as próprias unhas roídas ao final delas. rs

    ResponderExcluir