O Blog “Falando de Copa”, como o próprio nome já acusa, é para falar sobre Copa do Mundo. Não ficará em completo stand by durante os próximos 4 anos, até 2014 sempre que houver algum assunto relacionado a Copa do Mundo que eu queira escrever bobagens a respeito vou acioná-lo. Mas para não ficar somente na expectativa de Copa do Mundo e afins para manifestar minha opinião “Entre umas e outras” (http://entre-umas-e-outras.blogspot.com/) entra em ação para que eu possa comentar a respeito de assuntos diversos e não ficar sem escrever bobagem.


terça-feira, 13 de julho de 2010

Em 2014 não iremos rumo ao Hexa, ele virá até nós.


Chega ao fim mais uma Copa, África do Sul 2010 se foi.

De positivo:

A Espanha: ganhou seu título, depois de apresentar uma ou duas boas gerações de jogadores sem sucesso, finalmente a Espanha entrou para o hall dos campeões mundiais. E, assim como o Brasil, conquistou seu primeiro título jogando fora do próprio continente, exclusividade nossa até então.

África do Sul: ao contrário do que muita gente pensava de um modo geral ocorreu tudo bem no primeiro mundial no continente africano.

A Europa: manteve-se soberana no futebol mundial, levou as três primeiras colocações do torneio.

América do Sul: todas as suas equipes passaram para a segunda fase da Copa, e representaram 50% das equipes classificadas para as quartas de fina.

Uruguai e Diego Forlan: Uruguai resgatou um pouco de sua história relembrando seus tempos áureos ao chegar as semifinais, de quebra tiveram o melhor jogador do Mundial, Diego Forlan fez uma Copa sensacional.

A Alemanha: sai na frente para a Copa 2014, tem o time pronto. Jovens e já com a experiência de uma Copa do Mundo os jogadores alemães devem causar na próxima Copa. Falta achar o novo matador já que o grande artilheiro Klose deve parar em breve.

Imagens: Câmeras aéreas e super câmera lenta proporcionaram registros belíssimos dos 64 jogos da Copa, algumas vezes o excesso de câmeras complicou a vida da arbitragem.



De negativo:

Itália: a missão da Azzurra não era fácil, afinal apenas em duas oportunidades um campeão conseguiu vencer também a Copa seguinte, mas não precisava cair na primeira fase ficando em ultimo lugar em seu grupo.

Brasil: Com o jogo na mão acabou sofrendo a virada e caindo novamente nas quartas.

Argentina: Mais uma vez a geração de ouro não conseguiu converter seu talento em título com a seleção profissional.

Inglaterra e Rooney: os súditos da rainha não mostraram para que foram na África do Sul, e Rooney, que era uma das grandes esperanças de bom futebol, nada fez nesta Copa.

A Holanda: 100% na primeira fase, bateu em todo mundo na segunda, mas morreu na praia de novo.

Super astros: Cristiano Ronaldo, Kaká, Rooney e Messi, foram a imagem do fiasco de suas respectivas seleções, apenas Cristiano marcou gol e mesmo assim cagado.

Europa: Algumas de suas principais seleções, campeãs inclusive, desapontaram nesta Copa, é o caso de Itália, França e Inglaterra.

América do Sul: mesmo tendo classificado todas as suas equipes para a segunda fase, acabou sucumbindo perante a Europa na reta final.

Arbitragem: arbitro ruim não é privilégio nosso. Erros grosseiros da turma do apito bagunçaram a Copa, em momentos cruciais em algumas partidas inclusive. Isso sem falara na total falta de padrão e critério, ai vem aqueles idiotas na Tv falar que certos lances no Brasil é falta, na Europa não, é ridículo. Se existe o tal do “arbitro FIFA” a FIFA que trate de padronizar a arbitragem, se o jogo é o mesmo, as regras também têm que ser.


Bem a Copa 2014 já começo, e em termos de Brasil fica a expectativa pela definição da nova comissão técnica que irá promover a tal da renovação na Seleção. É necessário muito cuidado com isso. A pressão sobre a Seleção Brasileira será maior do que nunca em 2014, tem que ser gente que agüenta. Cabe ressaltar que não disputaremos as eliminatórias, logo para uma boa preparação é importante que usemos as datas da Fifa enfrentando boas seleções e não simplesmente fazer amistoso do tipo “caça-níquel”.
Em paralelo vai começar o festival do superfaturamento com as obras para a Copa, estádios construídos em esquema “emergencial”, sem licitação, pelo triplo do preço, tipo o tal do Engenhão que foi erguido para o Pan, agora ta lá jogado as traças, deram para o Botafogo que, quando muito, leva duas Kombis de torcedores ao estádio, e nem será usado na Copa. Enquanto isso ficam colocando empecilho para que São Paulo, a Capital Mundial do Futebol, a Maior cidade da América Latina, não receba a abertura da Copa, preparem o nariz de palhaço.
De qualquer maneira gostaria de poder ir ao estádio em 2014 assistir qualquer que fosse a partida, só para curtir o clima de Copa do Mundo. E estarei torcendo pelo Brasil como sempre.
Em 2014 não iremos rumo ao Hexa, ele virá até nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário